Pesquisadoras brasileiras criam sorvete que alivia sintomas em pacientes sob quimioterapia

Como todo paciente de quimioterapia, a jovem catarinense Marcella Cunha, de 20 anos, que sofre de um tipo de câncer chamado linfoma de Hodgkin de esclerose nodular, tem dificuldade para se alimentar, devido aos efeitos colaterais do tratamento. Eles incluem náuseas, vômitos, feridas na boca, aftas, mucosite (lesões na mucosa) e a sensação de boca seca.

Mas, agora, ela conta com um alimento que, além de aliviar esses problemas, funciona como suplemento, atendendo suas necessidades nutricionais. Trata-se de um sorvete especial, desenvolvido por uma equipe de nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC).

O produto é resultado do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) no Hospital Universitário da UFSC, da nutricionista Paloma Mannes, especialista em Saúde com Ênfase em Alta Complexidade.

“Eu e minha preceptora, Akemi Arenas Kami, e minha orientadora, Francilene Gracieli Kunradi Vieira, pensamos em algo que fosse aplicável no dia a dia dos pacientes, viável do ponto de vista econômico e prático para o hospital, além de amenizar os sintomas mais decorrentes do tratamento quimioterápico”, conta.

“Por isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e detectamos que um alimento gelado atenderia todos esses requisitos.”

Fonte: G1 Globo

novembro 8

Casa de apoio Mulheres de fé recebe seus primeiros hospedes

LEIA MAIS
outubro 30

APC Mulheres de Fé é inaugurada com passeio ciclístico

LEIA MAIS
outubro 25

APC Mulheres de Fé no IFCE de Acaraú – Ce

LEIA MAIS
outubro 21

Pesquisadoras brasileiras criam sorvete que alivia sintomas em pacientes sob quimioterapia

LEIA MAIS